Distúrbios da Voz

A voz é o resultado do som produzido pela vibração das cordas vocais, modulado pela via aérea superior (garganta, boca, lábios, dentes, nariz). As doenças que acometem estas estruturas podem levar a distúrbios da voz, sendo que os mais conhecidos são a voz anasalada, a voz fanha e a rouquidão.
A voz nasal e fanha decorrem da não passagem do ar pelo nariz, ou da passagem excessiva do ar pelo nariz. Essas alterações são conhecidas respectivamente como rinolalia fechada e rinolalia aberta. Estão habitualmente associadas a crescimento excessivos das adenoides em crianças e obstruções nasais de diferentes causas em adultos (rinites, pólipos, tumores, etc).
A rouquidão, sem dúvida o tipo mais frequente de distúrbio da voz, é quase sempre decorrente de alterações das cordas vocais. A presença de calos, cistos ou outros defeitos das cordas levam a vibração e fechamento inadequado da laringe, gerando um som que revela aspereza e soprosidade, que se traduz em uma voz rouca e desagradável, muito diferente da suavidade existente na voz normal.
Os distúrbios da voz podem ser avaliados através de videonasofibroscopias, videolaringoscopias e videoestroboscopias. Após a realização do diagnóstico o tratamento específico para cada quadro pode ser sugerido.

Clínica de Otorrinolaringologia Gavazzoni Ltda.

Rua Nunes Machado, 472 cj 304 - Rebouças

Curitiba - Paraná - CEP: 80240-000

 

  • Instagram - Cinza Círculo
  • Facebook Metallic

Copyright 2013 - Todos os direitos reservados

Clínica de Otorrinolaringologia Gavazzoni Ltda.