Estenose  da laringe

A laringe é a parte da via respiratória alta responsável por levar o ar respirado até os pulmões, permitindo assim a oxigenação do sangue. Localiza-se na altura do pescoço e nos homens é facilmente identificada pelo “pomo de Adão”, ou também chamado “gogó”.
Em situações extremas, onde a laringe é danificada, seja por acidentes ou por intubações prolongadas para tratamentos de doenças graves em unidades de terapia intensiva (UTIs), a laringe pode sofrer um estreitamento que impede, total ou parcialmente a passagem do ar. A este estreitamento é dado o nome de estenose da laringe.
As estenoses são classificadas de acordo com o comprometimento que geram na respiração e variam de quadros leves a extremamente graves, onde há necessidade de traqueostomia para que o paciente continue respirando. Seu tratamento depende desta classificação, sendo frequentemente complexo e, por vezes, exigindo mais que uma intervenção. Em alguns casos pode ser tratada por via endoscópica (acesso por dentro da boca) e em outros, por acesso cervical externo (através da pele do pescoço).

Clínica de Otorrinolaringologia Gavazzoni Ltda.

Rua Nunes Machado, 472 cj 304 - Rebouças

Curitiba - Paraná - CEP: 80240-000

 

  • Instagram - Cinza Círculo
  • Facebook Metallic

Copyright 2013 - Todos os direitos reservados

Clínica de Otorrinolaringologia Gavazzoni Ltda.